A Ranicultura no Brasil

A ranicultura é uma atividade Zootécnica em fase de adaptação e implantação no Brasil e no mundo, que vem merecendo atenção especial em função da sua história, potencial produtivo e possibilidades futuras. Nas últimas duas décadas apresentou oscilações de crescimento e declínio em virtude de várias circunstâncias entre elas falta de políticas públicas de incentivo e norte da atividade; falta de linha de crédito específico para sua cadeia produtiva, como ocorre com a piscicultura e outras atividades agropecuárias; juros altos, inflação, custo de implantação; descapitalização do produtor rural, principalmente pequenos e médios produtores. Desde então muitas pesquisas foram realizadas, muitas conquistas e avanços tecnológicos aconteceram, porém, ultimamente, os interessados na atividade encontram-se desarticulados, trabalhando de forma isolada, sem oportunidade para mostrar seu trabalho.

A espécie de rã explorada zootecnicamente no Brasil (Rana lhytobates catesbeiana, Shaw) apresenta grande potencial biológico que se explorado corretamente pode contribuir com produção de alimentos, geração de emprego e renda para muitas pessoas.

A atividade apresenta-se no Brasil como sendo a mais bem estruturada quando comparada a outros países em função dos trabalhos de pesquisas realizados pelas Universidades, Institutos de Pesquisas, Associações, Cooperativas e principalmente pela iniciativa e investimentos de produtores empreendedores rurais que acreditam na atividade.

A realização deste evento se justifica à medida que viabilizará oportunidades para ranicultores, técnicos, pesquisadores e estudantes debaterem temas relevantes e pertinentes à atividade.