ENAR

O ENAR - Encontro Nacional de Ranicultura teve início com a organização e apoio do Ministério da Agricultura, sendo o I ENAR realizado em 1977 tendo sido organizado e coordenado pelo Dr. Altamir Alves de Azevedo, Diretor do Fundo Agropecuário Federal, que acreditou na Ranicultura como uma atividade zootécnica capaz de contribuir com a produção de alimentos, geração de trabalho e renda. Os ENAR seguintes ocorreram a cada 2 anos, sendo o III ENAR promovido e realizado pela Universidade Federal de Uberlândia. O XI e último ENAR foi promovido e realizado pela ABETRA – Academia Brasileira de Estudos Técnicos em Ranicultura, com apoio do Instituto de Pesca ocorrido em Bragança Paulista em 2001, sendo que o I e II INTERNATIONAL MEETING ON FROG RESEARCH AND TECHNOLOGY,  promovidos pela ABETRA, sempre juntos com o ENAR. 

O XII ENAR e o III INTERNATIONAL MEETING ON FROG RESEARCH AND TECHNOLOGY a ser promovido e realizado pela Universidade Federal de Uberlândia, entre os dias 07 a 09  de Julho de 2011, apoiado pelo Ministério da Ciência e Tecnologia, CNPQ e PROPP - Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação/UFU, apresenta-se com a proposta de resgatar a sequência desses encontros científicos por entender a importância desses conclaves  como oportunidade para fortalecer a iniciativa, empreendedorismo e persistência dos ranicultores, pesquisadores, técnicos e estudantes de áreas afins, criando assim oportunidades para o debate dos problemas relacionados à Ranicultura brasileira e internacional, na busca do crescimento dessa atividade com sustentabilidade. 

A Universidade Federal de Uberlândia mantém um Ranário Experimental na sua Fazenda Experimental, onde oferece apoio a atividades de ensino, pesquisa e extensão, sendo referência para muitos ranicultores no Brasil e outros países, constituindo-se assim um ambiente favorável para receber os congressistas viabilizando grande interação e trocas de experiências.